Fotografar seu pet nem sempre é uma tarefa tão simples: exige alguns cuidados e dicas para atrair a atenção deles e fazer lindas imagens.
O local correto.
Lembre-se que tirar o seu pet do seu ambiente de conforto pode deixá-lo estressado. Lugares desconhecidos contém inúmeros elementos novos e que podem distraí-lo na hora de fotografar, procure deixá-lo onde ele se sinta confortável ou leve aonde ele já conheça. O cenário não precisa de uma grande decoração, com cores e enfeites. Use e abuse de coisas que seu pet gosta, tecidos, brinquedinhos e guloseimas.
Aproveitei a soneca da Summer para fotografá-la. Ela estava a vontade no conforto de sua casa e isso garantiu lindas fotos. Essa gatona tem 11 meses e é a alegria de sua dona, a jornalista Fernanda Guedes.
Busque o melhor ângulo.
Verifique se em sua câmera digital há o "modo pet" ou "modo animais". Esse modo auxilia em fotos em que eles estão se movimentando rapidamente, evitando que as fotos fiquem borradas ou fora de foco.
Sempre busco capturar momentos espontâneos e que mostram a personalidade deles, tente fotografá-los de forma natural e não force nada.
Os cães e animais de estimação grandes, ficam ainda mais lindos deitados em sofás, camas e na grama, para isso focalize-o poucos passos atrás.
Quando utilizar o flash, tome cuidado, ele pode resultar em olhos vermelhos. Procure tirar a foto com uma boa distância do seu animal, isso vai evitar que ocorra esse problema.
O momento decisivo.
Os animais não são acostumados a serem fotografados. Eles não entendem muito o que falamos ou desejamos. Aposte em cliques durante brincadeiras, passeios e hora de descanso, as fotos ficarão mais verdadeiras e únicas! A paciência e persistência sempre garantem boas fotos de momentos decisivos como por exemplo: língua de fora, bocejo, aquele olhar cheio de afeto e até mesmo aquela pose cheia de charme.
Esse cachorrinho de olhar marcante é o Chico. Captei essa imagem enquanto ele estava enrolado nas cobertas e recebendo carinho. Chico adora passear e ser mimado pelo seu dono, o engenheiro Felipe Rodrigues.
Fotografe em locais iluminados.
O mais importante em uma boa fotografia é a luz. Recomendo lugares bem iluminados, áreas externas ou ambientes com luz natural. Se você decidir fotografar durante à noite, acenda todas as luzes e se necessário utilize o flash do seu celular ou câmera, direcione a luz sempre a favor do pet e não contra (atrás). Para fotos de animais com pelagem escura é preciso mais luz no ambiente, no caso de pelagem muito clara, evite fotografá-los diretamente no Sol.
Durante o ensaio fotográfico do Wanderley, não utilizei meu flash, led e luzes auxiliares pois são equipamentos com luzes bem fortes, que poderiam assustá-lo. Preferi utilizar a luz de um abajur que estava na sala, consequentemente, a luz era mais suave e valorizou as cores do Wanderley e as sombras presentes no ambiente.
Tire as fotos na altura dos olhos do seu animal de estimação.
Deste modo você conseguirá fotos do rosto deles, sem aquela impressão de que eles ficaram “achatados”. Isso também permite que as pessoas vejam o seu pet em um mesmo nível que elas, de igual para igual.
Brinque de ser fotógrafa e divirta-se com seu pet.
Brinque bastante com o seu amigo de 4 patas antes de fotografá-lo, ele estará mais atento à você e será mais fácil de eternizar os lindos momentos.
Use e abuse do seu celular, teste todos os recursos disponíveis, ângulos e iluminações diferentes. Disponibilizei presets gratuitos para você editar suas imagens no celular, clique aqui para fazer o download. Aproveite e visite meu instagram @katlinfotografias confira no meu IGTV dicas e conteúdos exclusivos.